Azeite Valdrez
Desde 2020
A Origem do Azeite Valdrez
O nascimento do Azeite Valdrez teve como ideia inicial o sonho de um menino que, vivendo na grande cidade, adorava a sua terra natal e onde viviam os seus avós paternos.
Esse sonho começou a nascer desse convívio com os avós paternos, tendo sido eles que me deixaram o gosto pela "terra" e por desde criança alimentar o sonho de um dia regressar às minhas origens, e de me orgulhar das mesmas.
Foram eles que lhe transmitiram o valor dado a quem trabalha a terra e honra os seus compromissos. Além de tudo foi por eles, pelo seu trabalho e de encontro à história familiar que criou o produto que aqui apresenta.
Foi através da valorização do seu trabalho de muitos anos, bem como o do seu pai nestes últimos, que decidiu comercializar o produto que divulga a região da freguesia de Vale de Gouvinhas, do concelho de Mirandela e da província de Trás-os-Montes e Alto Douro, das quais se orgulha de pertencer.
Todas as suas férias eram passadas nessa aldeia a ajudar os avós nas lides agrícolas, e sonhava com o dia em que também ele ali viveria.
O menino foi crescendo, os seus avós morreram e o seu pai ficou com alguns olivais de herança, os quais passou a tratar e a produzir azeite para consumo próprio.
Aos olivais herdados pelo pai, juntaram-se outros herdados pela mãe, perfazendo actualmente uma área de olival próxima dos 3 ha, mas com vontade de serem aumentados.
Já adulto, e para ajudar o pai, um ano acompanhou-o na colheita da azeitona e em todas as fases da produção do azeite proveniente das "suas" azeitonas. Viu como se colhia a azeitona, como ela era transportada para o lagar, como eram as fases no lagar para a extracção do azeite, desde o seu inicio até ver sair aquele "ouro" liquido.
Nesse ano, pensou para ele próprio:
O Azeite Valdrez, há-de nascer em breve....
E aqui está ele!
Agora, só falta provar.....